Curiosidades da Construção Civil: O que é Concreto?

Curiosidades da Construção Civil: O que é Concreto?

Praticamente, tudo que está ao nosso redor possui ou é feito de Concreto. Mas o que compõe essa “massa” homogênea que com o tempo se solidifica e é capaz de resistir a todo um conjunto? O que compõe essa mistura moldável a qualquer formato? Essas indagações nos fazem perceber que temos acesso a algo tão espetacular e nem nos damos conta!

A estruturação das cidades acompanhou os desenvolvimentos econômicos e sociais. Novas descobertas, novos estudos, novas necessidades (praticidade, agilidade e qualidade). Nossa sociedade torna-se cada vez mais exigente e isso reflete na estruturação das construções humanas, as quais estão repletas de grandes projetos arquitetônicos, superestruturas prediais, pontes, viadutos, etc. Deixou-se as construções de pedras, tijolos e madeiras da Antiguidade. A invenção do concreto constrói um novo cenário, sem limitações de formas e modelos estruturais. A curiosidade aliada a criatividade move as engrenagens do desenvolvimento. 

Composição:

O concreto é a mistura homogênea (uniforme) de cimento, água, agregado graúdo (brita), agregado miúdo (areia), com ou sem adição de componentes minoritários (aditivos – menor proporção). Essa junção apresenta consistência plástica, visando uma boa trabalhabilidade do concreto. 

No preparo:

O cimento ao ser hidratado pela água, ativa suas partículas, formando uma pasta (aglomerado) resistente e aderente aos agregados através de reações químicas (reações de hidratação). No preparo, é importante o cuidado com a qualidade e quantidade da água utilizada (fator A/C – água e cimento). Não deve ser empregada uma água contaminada por impurezas e sua dosagem não deve ser superior ou inferior. Logo, se superior, a resistência cairá, devido aos poros (porosidade) que ocorrerão quando essa água evaporar, e, se inferior, a reação não ocorrerá por completa.

Lançamento de concreto: vigamento do muro. Imagem: Tech7 Engenharia

O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica (tamanho dos grãos) fim de preencher todo os vazios do local destinado à aplicação, pois a porosidade tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto. Para cada tipo de obra e peça a ser concreta há um traço de concreto, ou seja, definição da proporção dos materiais componentes do concreto. Esta definição é feita antes no laboratório através de estudos de dosagem, constituindo traços de concreto.

No estado endurecido – término do tempo de pega (tempo do preparo até o endurecimento) – esse concreto apresentará resistência a compressão. A resistência tende aumentar com o passar do tempo (dias) e com os devidos métodos de cura (hidratação do concreto para evitar evaporação prematura da água nas estruturas), isto definirá a durabilidade da estrutura concretada.

Todos os materiais utilizados na composição do concreto precisam estar normativos, livres de agentes contaminantes, como matéria orgânica, que comumente faz presente nas areias e britas. Por isso, é importante trabalhar com materiais de qualidade e selecionados. Vale observar a procedência das jazidas de extração dos materiais a qual a empresa está fornecendo.

Compartilhe esse conhecimento e mande-nos suas dúvidas! 

Close
Compare