Curiosidades da Construção Civil: O que é Cimento?

Curiosidades da Construção Civil: O que é Cimento?

Pensando no ramo da construção e infraestrutura, nós da equipe Tech7 Engenharia reuniremos os mais diversos conhecimentos e passaremos a expô-los, esclarece-los e tirar dúvidas, neste espaço que chamaremos de “Curiosidades da Construção Civil”.

Iniciamos com o material mais usual na construção civil: o CIMENTO. O material está presente no dia a dia das obras. Porém, você já se perguntou o que compõe esse pó cinzento? Ele revolucionou a forma de estruturação das cidades, encontra-se desde a mais simples a mais complexa obra. Há diferentes tipos de cimentos existentes no mercado de trabalho para atender as mais diversas necessidades. Abordaremos mais adiante.

Histórico:

O Cimento Portland é o cimento mais comum e comercializado no mercado da construção. Surgiu da queima da mistura de calcário e argila até sua fusão chamada de clínquer, promovido pelo inglês Joseph Aspdin, em 1824. Denominou-se de Portland em menção às rochas da ilha britânica de Portland. Com o passar do tempo, os métodos se modernizaram e novos estudos foram realizados para alcançar a uniformidade do clínquer, visando um mais duro. 

Composição:

Claro que a composição do cimento Portland mudou muito desde seu nascimento. Seus componentes básicos são a Cal (decomposição do calcário), a sílica (presente em areias e minerais), a alumina (é um minério de alumínio) e o óxido de ferro. Varia a proporção desses componentes para cada tipo de cimento. Essa mistura passa por aquecimento até sua fusão e, posteriormente, são moídos com uma finura adequada. 

Propriedades:

O cimento tem uma capacidade incrível de solidificar, com o passar do tempo, quando em contato com seu elemento ativador. Essa propriedade o define como aglomerante ativo e hidráulico. Vamos entender:

  • Aglomerante, por realizar reações químicas (reações de hidratação) de união entre os grãos dos agregados (componentes adicionais, como a areia e a brita).
  • Ativo, por suas reações necessitarem de um elemento externo que as ativarão. 
  • Hidráulico, por ser a água o elemento ativador de sua propriedade aglomerante.

A água:

Ela é a fonte que ativa o cimento e precisa estar em harmonia. Estabeleceu-se uma relação com o peso da água e o peso do cimento dentro da mistura, denominado de fator água cimento (A/C).  Esse fator é a base de definição de todas as misturas e requer atenção! 

Se inferior, não ocorrerá as devidas reações de hidratação; se superior, ocorrerá porosidade (poros no material solidificado devido a evaporação do excesso da água) e, consequentemente, atribuirá baixa qualidade.

Vale atentar para o tipo de cimento que está sendo empregado e se estão de acordo com as normas, afinal, a qualidade do cimento influenciará na segurança e conformidade da sua obra. Falaremos mais adiante sobre os tipos de cimentos e como identificar se estão normativos. 

Compartilhe esse conhecimento e mande-nos suas dúvidas! 

Close
Compare